(11) 2580-3406
Correção do Fator de Potência
Correção do Fator de Potência
A maioria das cargas das unidades consumidoras consome energia reativa indutiva, tais como: motores, transformadores, reatores para lâmpadas de descarga, fornos de indução, entre outros. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potência:
-
Potência ativa: potência que efetivamente realiza trabalho gerando calor, luz, movimento, etc. É medida em kW.
-
Potência Reativa: potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. É medida em kvar.
Assim, enquanto a potência ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potência reativa, além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um espaço no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa. Definição: o fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência aparente. Ele indica a eficiência do uso da energia. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente, um fator de potência baixo indica baixa eficiência energética. Um triângulo retângulo é frequentemente utilizado para representar as relações entre kW, kvar e kVA, conforme figura abaixo:
Vantagens da correção do fator de potência:
-
Redução significativa do custo de energia;
-
Aumento da eficiência energética;
-
Melhoria da tensão;
-
Aumento da capacidade dos equipamentos de manobra;
-
Aumento da vida útil das instalações elétricas e equipamentos;
-
Redução de corrente reativa na rede elétrica.
Tipos de Correção de Fator de Potência:
A correção pode ser feita instalando os capacitores de quatro maneiras diferentes, tendo como objetivos a conservação de energia e a relação custo/benefício:
-
Correção individual;
-
Correção por grupos de carga;
-
Correção automática;
-
Correção geral.